O que avaliar na hora de contratar a empresa de ônibus para sua viagem.

DICAS

O que avaliar na hora de contratar a empresa de ônibus para sua viagem.

Contratar a empresa certa para suas viagens pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de seu negócio ou lazer. Informação é a palavra chave!

Saiba o que exigir e como proceder para evitar transtornos.

DOCUMENTAÇÃO:
1. Certifique-se que a empresa está devidamente registrada nas agências reguladoras. No caso do transporte de passageiros são: DETRAN (a nível estadual) e ANTT (a nível nacional).
2. Verifique a apólice de seguro dos veículos.
3. Peça para verificar os laudos de inspeção técnica e vistorias obrigatórias.
4. Para cada tipo de viagem as agências reguladoras emitem uma licença de operação. Essa licença é obrigatória e deverá estar acompanhada de relação de passageiros com nome completo + RG. Solicite ao motorista uma conferência no documento antes de embarcar.

A EMPRESA:
1. Procure informações com guias de turismo, são ótimas referências.
2. Estude a trajetória da empresa.
3. Nunca deixe de exigir seu contrato de locação e peça para deixar especificado no documento que tipo de veículo e qual a capacidade.
4. Evite preços muito abaixo do mercado. O barato no caso de transportes quase sempre sai caro.

FUNCIONÁRIOS:
1. Verifique se os mesmos possuem o curso de transporte de passageiros obrigatório.
2. Antes de viajar, converse com seu condutor. Explique como será a viagem e quais cuidados você gostaria que ele tivesse. Essa atitude com certeza evitará muitos desentendimentos.
3. Lembre-se: o condutor está ali para prestar-lhe um serviço, no entanto dentro do veículo, principalmente em situações de risco, sua orientação deve ser sempre respeitada.

O VEÍCULO:
1. Agende o horário de chegada do veículo 01 hora antes do embarque e faça uma vistoria completa dos acessórios e condições de limpeza. Havendo problemas ou divergências do que foi contratado comunique ao condutor e à empresa imediatamente.
2. Verifique o estado geral dos pneus.
3. Pergunte se o veículo está com o kit de manutenção completo (ferramentas, step, macaco, etc…).

Essas são apenas algumas dicas para que você tenha sucesso em sua contratação e sua viagem. O diálogo e a pesquisa são ferramentas fundamentais na missão.

Se tiver qualquer dúvida a respeito da documentação, procure as agências reguladoras:
ANTT: 166
DETRAN-CE: 85-31952300

COMPARTILHE: